O estúdio francês Sandfall Interactive está colhendo os frutos de seu primeiro grande projeto: o aclamado Clair Obscur: Expedition 33. Lançado em 24 de abril de 2025, o RPG indie superou todas as expectativas e continua a conquistar o público com números impressionantes, elogios da crítica e até reconhecimento oficial — inclusive do próprio presidente da França.
Vendas iniciais explosivas e crescimento contínuo
Logo nos três primeiros dias após o lançamento, Clair Obscur: Expedition 33 já havia alcançado a marca de 1 milhão de cópias vendidas. E em exatos 33 dias, o jogo bateu a simbólica marca de 3,3 milhões de unidades — número comemorado pelos desenvolvedores com a frase bem-humorada: “Não temos como inventar isso.”
Mas o mais impressionante é que o sucesso não parou por aí. Em vez de estabilizar ou decair — como costuma ocorrer com lançamentos premium —, o título apresentou um crescimento raro no segundo mês. Dados da Newzoo, referência em pesquisa de mercado, revelam que Expedition 33 subiu da 13ª para a 8ª posição entre os jogos mais vendidos de maio de 2025, considerando PC e consoles nos principais mercados da Europa e dos EUA.
Um fenômeno movido pela qualidade e pelo boca a boca
De acordo com a Games Industry, esse salto no ranking representa um caso atípico para um jogo pago, especialmente em sua fase pós-lançamento. Especialistas destacam que o desempenho reflete não só a alta qualidade do título, mas também o impacto positivo da recepção crítica e da recomendação entre jogadores.
Apesar de ter um preço inferior ao de concorrentes AAA, Clair Obscur: Expedition 33 superou até mesmo o recém-lançado Doom: The Dark Ages em receita. Segundo a Newzoo, mais de 95% das vendas do RPG francês vieram de PS5 e PC, enquanto grande parte da receita de Doom foi contabilizada através do Game Pass, o que dilui os valores diretos de venda.
Perspectiva: dez milhões de cópias à vista?
Para Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios (Baldur’s Gate 3), o sucesso de Expedition 33 é só o começo. Ele previu em maio que o título ultrapassaria facilmente os 6 milhões de unidades vendidas, impulsionado pela boa recepção crítica e pelo entusiasmo dos jogadores.
Segundo Douse, o potencial real pode ser ainda maior — com possibilidade de o RPG alcançar 10 milhões de cópias vendidas, caso o ritmo continue. O sucesso do jogo já se configura como um marco para a cena independente e um exemplo claro de como qualidade autoral, narrativa marcante e inovação visual ainda encontram grande espaço no mercado atual.