Lançado em 10 de junho, MindsEye marcou a estreia da Build a Rocket Boy, estúdio fundado por Leslie Benzies, ex-produtor da série GTA. Mas o que era esperado como um lançamento de peso acabou se tornando um dos maiores tropeços do ano. Problemas sérios de desempenho, travamentos constantes e uma série de bugs comprometeram a experiência, tornando o jogo praticamente injogável para muitos usuários.
Diante da repercussão negativa, a Sony tomou uma atitude rara: ofereceu reembolsos aos jogadores. Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento lamentou publicamente a situação e prometeu melhorias por meio de atualizações rápidas. No entanto, nem mesmo os patches mais recentes foram capazes de resolver os principais problemas técnicos.
Agora, os impactos do lançamento problemático parecem estar se refletindo internamente no estúdio.
Possíveis cortes na Build a Rocket Boy: Mais de 100 demissões em vista?
De acordo com informações do portal IGN, a Build a Rocket Boy iniciou um processo de demissão. Fontes ligadas ao estúdio afirmam que ainda não há um número oficial de funcionários afetados, mas tudo indica que a redução será significativa.
O processo de consulta que está sendo conduzido segue a legislação do Reino Unido, que exige diferentes períodos de consulta dependendo da quantidade de dispensas. Para demissões em massa — acima de 100 colaboradores — o período mínimo é de 45 dias. Esse é justamente o prazo adotado pela empresa, o que reforça a hipótese de que mais de uma centena de profissionais pode ser desligada.
Atualmente, o estúdio emprega cerca de 300 pessoas no Reino Unido e outras 200 em escritórios internacionais. Até o momento, porém, nenhum posicionamento oficial foi emitido pela Build a Rocket Boy.
Futuros planos em risco: e o que acontece com MindsEye?
Caso as informações sobre os cortes se confirmem, os planos ambiciosos para o futuro de MindsEye podem estar ameaçados. No fim de maio, o diretor Leslie Benzies havia revelado a intenção de expandir o jogo por pelo menos dez anos, transformando-o em uma experiência de mundo aberto robusta. Entre as promessas estavam a chegada de um modo multiplayer e o suporte contínuo a novos conteúdos.
Além disso, o título contava com ferramentas de criação voltadas para a comunidade, permitindo que os próprios jogadores criassem e compartilhassem missões, cenários e experiências completas dentro do jogo.
Entretanto, após o lançamento desastroso e com as possíveis demissões no horizonte, o futuro de MindsEye é, no mínimo, incerto. Para piorar, o jogo também atingiu um marco negativo: com um Metascore de apenas 38 e nota dos usuários de 2,6, MindsEye se tornou o título com a pior avaliação do ano até agora.