Conhecida por narrativas imersivas e experiências single-player marcantes como Alan Wake, Control e Quantum Break, a Remedy decidiu explorar novos horizontes com FBC: Firebreak, seu primeiro título cooperativo. O jogo de tiro multiplayer chegou ao mercado nesta semana com a promessa de transportar o estilo narrativo do estúdio para um novo gênero — sem adotar práticas de monetização agressivas.
Apesar das boas intenções, a recepção inicial foi morna. Jogadores e críticos apontaram falhas como a ausência de uma narrativa mais envolvente, ritmo inicial lento e missões repetitivas. Diante disso, a Remedy fez um pronunciamento oficial reconhecendo o início conturbado e reafirmando seu compromisso com melhorias significativas.
“Nem tudo saiu como planejado”, admite a Remedy
Em comunicado, o estúdio descreveu o lançamento como uma experiência “emocionante, mas também estressante”, principalmente por também estarem assumindo o papel de publicadora pela primeira vez. “Alguns elementos funcionaram bem. Outros, claramente, precisam ser ajustados”, afirmaram.
A equipe destacou que está analisando atentamente os comentários da comunidade em redes sociais, fóruns na Steam e no Discord, além de revisar dados internos para entender melhor os pontos que merecem atenção.
“Sabemos que certos aspectos precisam ser aprimorados — e serão. Agradecemos a todos que compartilharam feedback. Continuem nos dizendo o que acham. Estamos ouvindo.”
-completaram.
Primeiras mudanças já estão em andamento
A Remedy foi além do discurso e já colocou em prática algumas mudanças. Entre as críticas mais frequentes estava a falta de explicações nos tutoriais, o baixo impacto das armas iniciais e a progressão demorada. Para lidar com esses problemas, os desenvolvedores anunciaram melhorias como:
Tutoriais mais completos e didáticos.
Indicadores de objetivos mais claros.
Acesso facilitado aos contratos, eliminando a obrigatoriedade de jogar os dois primeiros níveis de cada missão.
Ritmo de progressão ajustado e desbloqueio de equipamentos mais dinâmico.
Algumas dessas melhorias já estão presentes na versão 1.2, primeiro patch lançado nesta sexta-feira. Mas, segundo a Remedy, esse é apenas o começo:
“Estamos debatendo internamente novas alterações com base no que ouvimos da comunidade. Outras atualizações mais abrangentes estão em desenvolvimento.”
Acesso gratuito no Game Pass e PS Plus Extra/Deluxe
Para quem deseja experimentar o jogo, FBC: Firebreak está disponível sem custo adicional para assinantes do Xbox Game Pass, além dos usuários de PlayStation Plus Extra e Deluxe.