Unreal Engine 5.6 melhora desempenho em até 45 FPS e promete visual de ponta com maior estabilidade

Unreal Engine 5.6 melhora desempenho em até 45 FPS e promete visual de ponta com maior estabilidade

A Epic Games acaba de lançar oficialmente a Unreal Engine 5.6, atualização que representa um marco importante na busca por equilíbrio entre qualidade visual e desempenho. Embora a Unreal Engine 5 tenha impressionado desde seu lançamento com tecnologias como Nanite e Lumen, os jogos desenvolvidos com o motor costumavam enfrentar desafios de performance — especialmente em consoles e PCs com hardware limitado.

Ganhos de até 45 FPS em comparação com a UE5.4

Em um vídeo comparativo usando a Paris Tech Demo, foi possível ver que a Unreal Engine 5.6 oferece ganhos expressivos de desempenho, com cenários apresentando até 45 FPS a mais que a versão 5.4, utilizando exatamente as mesmas configurações gráficas. A maior diferença foi observada em situações com uso intenso de CPU, reflexo das melhorias na eficiência do motor.

Principais novidades da Unreal Engine 5.6:

  • Melhor desempenho com Ray Tracing via hardware, tornando o sistema de iluminação global Lumen mais rápido e estável;
  • Fast Geometry Streaming: novo plugin que acelera o carregamento e descarregamento de objetos estáticos (como construções e vegetação), sem comprometer a taxa de quadros;
  • PCG melhorado: o sistema de Geração Procedural de Conteúdo está mais eficiente e otimizado para uso de GPU, facilitando a criação de mundos vastos e complexos;
  • Frametime mais estável: os gráficos de comparação mostram que os picos de instabilidade presentes nas versões anteriores foram praticamente eliminados.
Tech demo de The Witcher 4 impressiona

Um dos destaques recentes foi a demonstração técnica de The Witcher 4 utilizando a Unreal Engine 5.6, que conseguiu rodar a 60fps com Ray Tracing ativado em um PlayStation 5 base — algo considerado inviável nas versões anteriores do motor. Vale notar que essa demo foi apenas portada para a nova versão; o desempenho poderia ser ainda mais otimizado se criada nativamente na UE5.6.

Com a chegada da UE5.6, a Epic Games dá um passo importante para popularizar ainda mais seu motor gráfico, permitindo que estúdios alcancem visuais de nova geração com maior estabilidade e performance — abrindo espaço para experiências ambiciosas, mesmo em hardwares mais limitados.