A saída de Dan Houser da Rockstar Games em 2020 pegou a indústria de surpresa. Cofundador da empresa e principal mente criativa por trás de Grand Theft Auto e Red Dead Redemption, Houser alegou, na época, estar em busca de novos projetos. No entanto, segundo uma apuração do portal Medium, a decisão pode ter sido motivada por atritos com a Take-Two, empresa-mãe da Rockstar.
Três roteiros de GTA VI rejeitados
De acordo com a reportagem, Houser teria desenvolvido três versões distintas do roteiro para Grand Theft Auto VI, todas rejeitadas pela editora. A primeira delas, criada até o fim de 2016, apostava em uma narrativa de suspense com três protagonistas, nos moldes de GTA V, mas com um tom mais sombrio e voltado para o gênero investigativo. A proposta teria sido considerada fora do espírito irreverente da franquia.
A segunda tentativa, mais próxima do estilo tradicional de GTA, apresentava dois protagonistas: uma policial e um traficante insano, comparado a Trevor Philips. O projeto foi desenvolvido por cerca de 18 meses antes de ser cancelado.
Já o terceiro roteiro substituía a policial por um ex-soldado afro-americano recém-libertado da prisão, que se envolvia no submundo criminal. Essa versão foi abandonada em março de 2019, marcando o fim da participação de Houser no desenvolvimento de GTA VI.
Início do GTA VI e novo rumo criativo
Após os cancelamentos, a Rockstar Games teria dado início ao desenvolvimento da versão atual de Grand Theft Auto VI, já sem a contribuição de Dan Houser. O game está atualmente em produção com lançamento previsto para 2025, trazendo dois protagonistas e ambientação inspirada em Miami.
Enquanto isso, Houser segue em carreira solo com seu novo estúdio, Absurd Ventures. O primeiro projeto da empresa será Absurdaverse, uma franquia de ação com elementos de comédia e sátira — uma proposta que ecoa o estilo pelo qual ele se tornou mundialmente conhecido. A revelação sobre os roteiros recusados adiciona uma nova camada à história de um dos maiores nomes da indústria, evidenciando os desafios criativos por trás de franquias bilionárias como GTA.
Fonte: Insider Gaming