O beta técnico de Gears of War: Reloaded começou na última sexta-feira (13) e, apesar de já permitir análises comparativas entre as versões de console, seu lançamento inicial foi marcado por instabilidades que deixaram muitos jogadores frustrados.
Diferenças de desempenho: PS5 Pro se destaca no modo 120 Hz
De acordo com a análise publicada pelo canal “ElAnalistaDeBits”, especializado em testes comparativos, a versão beta utiliza resolução dinâmica com upscale para 4K em todas as plataformas, mas o desempenho varia bastante entre elas — principalmente nos modos de 60 e 120 quadros por segundo.
Xbox Series X e PS5
Nos dois consoles, com o modo de 60 Hz ativado, a resolução interna varia entre 1440p e 1552p, sendo posteriormente ampliada para 2160p. Já no modo de 120 Hz, há uma queda significativa, com resoluções oscilando entre 1080p e 914p, também com upscaling para 4K.
PS5 Pro
A nova versão do console da Sony leva vantagem graças à GPU mais robusta. Em 60 Hz, o jogo roda entre 1800p e 1440p nativamente. No modo 120 Hz, a performance se mantém mais sólida, com resoluções entre 1607p e 1440p, entregando uma imagem mais nítida em relação às demais versões.
Xbox Series S
Como esperado, a edição mais modesta da família Xbox apresenta as maiores limitações. Em 60 Hz, a resolução dinâmica costuma variar de 1080p a 960p. Quando configurado para 120 Hz, os números caem ainda mais, entre 960p e 700p, exigindo algumas concessões visuais por parte dos jogadores que optam pelo modelo mais acessível.
Problemas de acesso e estabilidade no lançamento do beta
Apesar do entusiasmo da comunidade com o início dos testes, o lançamento do beta multijogador não foi isento de contratempos. Relatos em fóruns como o Reddit e portais como The Gamer destacam dificuldades de login, falhas nos servidores e atrasos na entrega da atualização gratuita para donos da Ultimate Edition.
Frustrações como mensagens de erro frequentes, quedas de conexão e até piadas como “Gears of War: Carregando” marcaram as primeiras horas de teste. Em resposta, a desenvolvedora reconheceu as falhas e afirmou, por meio das redes oficiais, que os problemas estão sendo investigados e que atualizações serão fornecidas ao longo do fim de semana.
Objetivos do beta e lançamento oficial
Fases de teste como essa existem justamente para identificar e corrigir falhas antes do lançamento final. O beta aberto de Gears of War: Reloaded está programado para durar duas semanas, permitindo que os desenvolvedores apliquem melhorias com base no feedback da comunidade e estabilizem os sistemas para o próximo fim de semana.
A versão final do remaster tem lançamento previsto para 26 de agosto de 2025 no PS5, Xbox Series X|S e PC. O jogo trará gráficos remasterizados em 4K, suporte a HDR e partidas multijogador com até 120 quadros por segundo, prometendo uma experiência visual e técnica de alto nível.