People Can Fly sofre nova onda de demissões e cancela dois projetos — inclusive um com a Square Enix

People Can Fly sofre nova onda de demissões e cancela dois projetos — inclusive um com a Square Enix

O estúdio polonês People Can Fly, conhecido mundialmente desde o lançamento de Painkiller em 2004 e posteriormente integrado à Epic Games, onde colaborou em títulos como Bulletstorm, Fortnite e Gears of War, passa novamente por um momento difícil. Após ter demitido mais de 120 funcionários em dezembro de 2024, a empresa anunciou mais cortes em sua equipe, motivados pelo cancelamento de dois projetos adicionais.

Na ocasião anterior, o estúdio justificou as demissões como consequência de uma “pressão contínua do mercado externo”, o que levou a uma ampla reestruturação interna. Em abril de 2024, o projeto de codinome Dagger já havia sido encerrado. Agora, a People Can Fly confirmou que mais dois jogos foram oficialmente cancelados, ampliando ainda mais a crise.

Divergências com editoras provocam o fim de dois jogos

Entre os projetos interrompidos está Project Gemini, um título que até então não havia sido divulgado publicamente e que seria publicado pela Square Enix. O outro é Project Bifrost, um jogo de realidade virtual que também teve sua produção encerrada.

De acordo com informações compartilhadas por Sebastian Wojciechowski, CEO da People Can Fly, em uma postagem no LinkedIn, o cancelamento de Project Gemini ocorreu devido à falta de alinhamento com a Square Enix.

“O motivo pelo qual o Project Gemini foi suspenso está relacionado ao fato de que a editora não nos enviou um esboço para a prorrogação do contrato de publicação.”

-explicou o executivo.

Segundo ele, esse documento definiria os próximos marcos e as condições necessárias para a continuidade do projeto, mas a comunicação da editora sobre sua intenção de seguir adiante ou encerrar o acordo foi considerada insatisfatória.

Quanto ao Project Bifrost, Wojciechowski acrescentou que, além de enfrentar problemas semelhantes de alinhamento, a decisão também foi influenciada por uma análise interna de fluxo de caixa. O diagnóstico indicou que não havia como garantir os recursos organizacionais e financeiros necessários para manter o desenvolvimento e, eventualmente, lançar o jogo.

“Infelizmente, isso nos forçou a realizar uma reestruturação significativa do estúdio, reduzindo o tamanho de nossas equipes — algo que, sem dúvida, é a parte mais dolorosa de todo esse processo. Queremos expressar nossa profunda tristeza por como esses eventos se desenrolaram e agradecer sinceramente a todos os que contribuíram com dedicação até aqui.”

-completou o CEO.

Outros projetos seguem em desenvolvimento

Apesar dos cortes e cancelamentos, a People Can Fly continua envolvida em empreendimentos de grande destaque. O estúdio está colaborando na produção de Gears of War: E-Day, novo capítulo da icônica franquia da Microsoft. O título, anunciado durante o Xbox Games Showcase de 2024, será uma prequela ambientada 14 anos antes dos eventos do jogo original e está confirmado para Xbox Series X|S e PC. Embora a Microsoft não tenha anunciado oficialmente, já circulam rumores sobre uma possível versão para PS5.

Além disso, a People Can Fly mantém uma parceria com a Sony, revelada em março de 2025. Juntos, estão trabalhando em um novo jogo de codinome Project Delta, baseado em uma propriedade intelectual da PlayStation. Até o momento, não há detalhes oficiais sobre o projeto, mas as especulações apontam para um possível retorno de SOCOM, popular série de tiro tático da marca.