Fim de jogo: servidores de MultiVersus são encerrados oficialmente

Fim de jogo: servidores de MultiVersus são encerrados oficialmente

Após três anos marcados por altos e baixos, MultiVersus teve seus servidores oficialmente encerrados nesta quinta-feira, 30 de maio de 2025. O título de luta gratuito da Warner Bros., que chegou a ser considerado uma das grandes promessas do gênero, agora só pode ser jogado em modo offline — e apenas por usuários que fizeram login recentemente.

Última chance: login antes do adeus

O modo offline permite que os jogadores disputem partidas solo contra a IA ou em multiplayer local com até três amigos. No entanto, o acesso a esse conteúdo só está disponível para quem fez login entre 4 de fevereiro e 29 de maio de 2025. Para todos os outros, o jogo se tornou inacessível.

Além do desligamento dos servidores, MultiVersus foi removido de todas as plataformas digitais, marcando um encerramento definitivo do projeto que, embora promissor, sofreu para manter sua relevância.

De fenômeno a fracasso

Lançado em julho de 2022, MultiVersus rapidamente se destacou, alcançando impressionantes 153.433 jogadores simultâneos no Steam, impulsionado por seu modelo gratuito e por reunir personagens icônicos como Batman, Scooby-Doo, Arya Stark e Pernalonga em um único jogo de luta estilo Smash Bros.

No entanto, a empolgação inicial deu lugar a críticas sobre a falta de conteúdo, balanceamento de personagens e longos períodos sem atualizações. O jogo foi retirado do ar em 2023, com promessa de melhorias e relançamento, que aconteceu em maio de 2024. Mesmo assim, o retorno não conseguiu recuperar o interesse do público em larga escala.

Warner Bros. enfrenta turbulências

O fechamento de MultiVersus ocorre em meio a um momento delicado para a divisão de jogos da Warner Bros., que também enfrentou resultados decepcionantes com títulos como Suicide Squad: Kill the Justice League. O desempenho fraco desses jogos tem gerado questionamentos sobre a estratégia da empresa para o mercado de games.

Com o encerramento de MultiVersus, a Warner perde um projeto que, apesar de irregular, havia conseguido conquistar uma comunidade fiel e trazia um diferencial competitivo no segmento dos jogos de luta.

Fonte: VGC