A Electronic Arts atravessa um momento delicado, marcado por uma série de cortes e cancelamentos que vêm abalando a estrutura interna da empresa. Após uma demissão em massa no mês passado que levou ao cancelamento de um projeto da Respawn, outra rodada de desligamentos ocorreu nesta quarta-feira (28), incluindo o cancelamento do jogo do Pantera Negra e o fechamento do estúdio responsável por seu desenvolvimento.
Segundo relatos internos, o clima nos estúdios da EA está bastante negativo. Patrick Wren, chefe de design de encontros da franquia Star Wars Jedi, comentou publicamente sobre o impacto das recentes decisões:
“O moral está no nível mais baixo de todos os tempos. Isso eu posso dizer com certeza.”
Wren destacou ainda a frustração da equipe diante das mudanças, especialmente com o afastamento da empresa de projetos baseados em propriedades licenciadas, que costumam gerar grande interesse dos fãs.
Foco em franquias próprias e futuro incerto
Apesar dos cortes, a EA confirmou que títulos como Star Wars Jedi 3 e o jogo do Homem de Ferro seguem em desenvolvimento. No entanto, a empresa tem deixado claro que a prioridade será concentrar esforços em propriedades intelectuais próprias, como Battlefield, The Sims, Skate e Apex Legends. Essa mudança estratégica gera dúvidas quanto ao futuro das equipes que trabalhavam nos projetos cancelados.
Patrick Wren resumiu o sentimento de muitos profissionais da indústria:
“Sinto muito por todos que só querem fazer videogames legais nesta indústria.”
A artista conceitual Karla Ortiz, que fazia parte da equipe do jogo do Pantera Negra, também usou as redes sociais para expressar sua tristeza:
“Eu fazia parte dessa equipe incrível. Estávamos trabalhando em um jogo incrível e deslumbrante. Detalhado, rico, lindo. É de partir o coração que o mundo não o verá. Também é de partir o coração dizer adeus à equipe. Que honra trabalhar com todos vocês. Que dia triste.”
Impacto para a indústria
O cenário reflete os desafios enfrentados por grandes estúdios em um mercado cada vez mais competitivo e volátil, onde decisões corporativas podem afetar profundamente equipes criativas e o desenvolvimento de projetos ambiciosos. A mudança de foco da EA para suas franquias próprias pode ser uma tentativa de reduzir riscos, mas também revela tensões internas e incertezas para o futuro dos profissionais envolvidos.
Fonte: BSKY