Mesmo antes de seu lançamento oficial, Borderlands 4 já se vê envolto em controvérsias. A causa: um comentário feito pelo CEO da Gearbox, Randy Pitchford, que sugeriu que “fãs de verdade” não se importariam em pagar US$ 80 pelo jogo — uma fala que rapidamente provocou uma forte reação negativa nas redes sociais.
O início da polêmica
A controvérsia começou há cerca de duas semanas, quando Pitchford, em resposta a um comentário no X (antigo Twitter), afirmou que os verdadeiros fãs de Borderlands estariam dispostos a pagar o novo valor padrão de US$ 80. Ele usou como exemplo pessoal o clássico Starflight, jogo que comprou por esse mesmo valor em 1991, enquanto trabalhava em um emprego com salário mínimo.
A repercussão foi imediata e negativa. Muitos jogadores se disseram ofendidos com o que consideraram uma tentativa de deslegitimar quem não pode ou não quer pagar um preço mais alto, o que resultou até mesmo em chamados de boicote ao jogo.
Pedido de desculpas e esclarecimentos
Diante da crise de imagem, Pitchford voltou às redes sociais para pedir desculpas e esclarecer sua intenção. Segundo ele, o comentário foi mal interpretado:
“A mais absoluta verdade sincera é que eu não quero que ninguém pague mais do que deveria ou mais do que se sente confortável.”
Pitchford explicou que a discussão começou após um usuário alertá-lo sobre o possível fracasso do jogo caso o preço fosse elevado. Ele então tentou justificar que o aumento de preços não é uma decisão da Gearbox, mas sim uma tendência da indústria, e que o valor de Borderlands 4 ainda não foi oficialmente confirmado.
O CEO reconheceu que errou ao usar a expressão “fãs de verdade”, o que soou como elitismo para muitos:
“Acho que, ao tentar resumir isso usando a frase ‘fãs de verdade’, acabei incomodando algumas pessoas. Isso foi interpretado como se eu estivesse menosprezando o público — o que realmente soa muito mal, mas não reflete nem de longe o que eu sinto.”
Um discurso mais humano
No longo pedido de desculpas, Pitchford também fez um apelo à empatia e à compreensão. Disse que não deseja que os preços aumentem, pois quer que o maior número possível de pessoas tenha acesso ao jogo, e reforçou que seu objetivo é entreter e criar conexões positivas:
“Gostaria de recomendar que você considere que as pessoas que criam o entretenimento que você gosta são pessoas reais, de verdade, que estão sinceramente tentando fazer coisas legais.”
Ele concluiu dizendo que não é perfeito, mas que espera ser tratado com a mesma generosidade e compreensão que dedica ao público.
Lançamento e futuro
Até o momento, o preço de Borderlands 4 ainda não foi divulgado oficialmente. A estimativa de US$ 80 é baseada na tendência recente de precificação de jogos AAA em lançamento. A Take-Two, empresa responsável pela distribuição, ainda não comentou sobre a polêmica, mas a repercussão pode influenciar os próximos passos da editora.
Borderlands 4 está programado para ser lançado em 12 de setembro de 2025 para PC, PlayStation 5, Xbox Series S|X e também para o Nintendo Switch 2.