Embracer anuncia reestruturação: Fellowship Entertainment é criada e Coffee Stain ganha autonomia

Embracer anuncia reestruturação: Fellowship Entertainment é criada e Coffee Stain ganha autonomia

Após um longo período marcado por demissões em massa e o fechamento de diversos estúdios, o Embracer Group segue com sua estratégia de reestruturação. Como parte desse processo, a antiga divisão “Middle-earth Enterprises & Friends” foi renomeada para Fellowship Entertainment, com o objetivo de reforçar a identidade da área premium da empresa.

A nova Fellowship Entertainment será responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento de importantes franquias sob o guarda-chuva do grupo, como O Senhor dos Anéis, Tomb Raider, Metro e Dead Island.

O selo agora reúne mais de 50 estúdios e empresas, incluindo:

  • 4A Games
  • Aspyr Media
  • Crazy Labs
  • Crystal Dynamics
  • Dambuster Studios
  • Dark Horse
  • Deca Games
  • Eidos Montreal
  • Flying Wild Hog
  • Gunfire Games
  • Limited Run Games
  • Middle-earth Enterprises
  • Milestone
  • Plaion
  • Tarsier Studios
  • THQ Nordic
  • Tripwire Interactive
  • Vertigo Games
  • Warhorse Studios

Além disso, a Fellowship Entertainment detém os direitos comerciais das obras literárias de J.R.R. Tolkien, incluindo O Hobbit e O Senhor dos Anéis, bem como mais de 300 títulos de videogames.

Em paralelo a essa mudança, o Coffee Stain Group está sendo reposicionado como uma entidade independente dentro do ecossistema da Embracer. A separação deve ser concluída até o final de 2025, com a empresa passando a ser listada separadamente na Nasdaq de Estocolmo.

O Coffee Stain Group é composto por:

  • Coffee Stain Studios
  • Ghost Ship Games
  • Tuxedo Labs
  • Alguns estúdios vinculados à Amplifier Game Invest

O foco desse grupo será o desenvolvimento e a publicação de jogos para PC, consoles e dispositivos móveis, com destaque para franquias de sucesso como Satisfactory, Teardown, Deep Rock Galactic, Valheim e Goat Simulator.

De acordo com Anton Westbergh, cofundador da Coffee Stain, a autonomia permitirá à empresa ter “mais clareza e controle” sobre suas decisões estratégicas.

“Agora que estamos nos preparando para atuar como uma empresa listada separadamente, é uma experiência empolgante e, ao mesmo tempo, um pouco assustadora — mas no melhor sentido possível.”

-declarou Westbergh, acrescentando que a prioridade continuará sendo:

“Apoiar nossos desenvolvedores” e manter “um contato próximo com nossas comunidades.”

De expansão acelerada à fragmentação

Nos anos que antecederam 2023, a Embracer apostou fortemente em uma política agressiva de aquisições, adquirindo diversos estúdios renomados, como Crystal Dynamics, Eidos Montreal e Piranha Bytes, com o objetivo de se consolidar como uma das maiores forças da indústria de games.

No entanto, esse plano sofreu um duro golpe após o fracasso de um acordo bilionário — avaliado em cerca de 2 bilhões de dólares — com o Savvy Games Group. Sem esse aporte, a Embracer foi forçada a adotar uma série de medidas de austeridade.

A companhia então iniciou uma reestruturação profunda: mais de 1.400 funcionários foram desligados, estúdios como Free Radical e Campfire Cabal foram encerrados, e diversos projetos cancelados. Grandes unidades também foram vendidas, incluindo a Saber Interactive e a Gearbox.

Em abril de 2024, a Embracer anunciou que passaria a operar dividida em três empresas independentes, buscando maior eficiência e foco.

A nova estrutura inclui a criação de uma holding, a Embracer AB, que atuará como acionista majoritária das três principais divisões: Asmodee, Coffee Stain Group e Fellowship Entertainment.

Essa reorganização marca uma nova fase para o conglomerado, que agora busca se consolidar de maneira mais sustentável após anos de expansão descontrolada.