Durante sua apresentação na Computex 2025, a NVIDIA anunciou uma série de novidades para o ecossistema GeForce RTX, com destaque para a chegada oficial das GPUs RTX 5060 ao mercado, a expansão do suporte ao DLSS 4 com Multi-Frame Generation e melhorias gráficas significativas em títulos como DOOM: The Dark Ages e Portal with RTX.
RTX 5060 chega ao mercado com driver dedicado
A linha GeForce RTX 5060, para desktops e notebooks, já está disponível globalmente. As placas chegam com um novo Game Ready Driver que garante suporte otimizado para os recém-anunciados Dune: Awakening e F1 25, ambos com DLSS 4 e Multi-Frame Generation. Fabricantes como ASUS, MSI, GIGABYTE, ZOTAC e outros já disponibilizam modelos customizados, com clock de fábrica e versões com overclock. Segundo a NVIDIA, o desempenho da nova GPU dobra em relação à RTX 4060 em títulos que utilizam o pacote completo de DLSS 4 — e oferece um salto ainda maior para usuários que vêm de placas como a GTX 1660 ou RTX 2060.
Já os notebooks equipados com a RTX 5060 serão lançados em breve, com design ultrafino (apenas 14,9 mm de espessura), desempenho aprimorado e maior eficiência energética graças à arquitetura Blackwell e às novas tecnologias Max-Q, que otimizam o consumo e prolongam a vida útil da bateria.
DLSS 4 se expande: mais de 125 jogos compatíveis
O DLSS 4, com suporte à Multi-Frame Generation, já está presente em mais de 125 jogos e aplicativos — um crescimento impressionante se comparado ao DLSS 3, que demorou o dobro do tempo para atingir essa marca. A nova tecnologia pode gerar até três quadros adicionais por frame tradicional, resultando em aumentos de performance de até 8x quando comparada à renderização convencional.
A NVIDIA também anunciou 10 novos jogos que chegarão com suporte ao DLSS 4 em breve:
Crimson Desert
F1 25
FBC: Firebreak
Dune: Awakening
inZOI
LIGHT OF MOTIRAM
MindsEye
RoadCraft
Splitgate 2
WUCHANG: Fallen Feathers
Aplicações como Chaos Enscape e Autodesk VRED também estão entre os novos softwares compatíveis.
DOOM: The Dark Ages receberá Path Tracing e DLSS Ray Reconstruction
Um dos destaques da apresentação foi o anúncio de que DOOM: The Dark Ages — já otimizado com DLSS 4, Ray Tracing nativo e NVIDIA Reflex — receberá em junho uma atualização com suporte completo a Path Tracing na versão para PC. A tecnologia melhora ainda mais a fidelidade gráfica, simulando de forma mais precisa a propagação da luz e seus reflexos nas superfícies do jogo.
Junto ao Path Tracing, serão implementadas inovações como o NVIDIA Spatial Hash Radiance Cache (SHaRC) e o Shader Execution Reordering (SER), que aumentam a eficiência do Ray Tracing. A qualidade das imagens também será aprimorada com a substituição de denoisers tradicionais pelo DLSS Ray Reconstruction — nova técnica baseada em IA que oferece imagens mais detalhadas, nítidas e estáveis.
Portal with RTX recebe atualização com DLSS 4 e tecnologias neurais
O remaster Portal with RTX, criado via RTX Remix, também foi atualizado com importantes melhorias. Agora o título conta com suporte ao DLSS 4 com Multi-Frame Generation, ao novo modelo de IA do DLSS Frame Generation e à versão mais recente do DLSS Ray Reconstruction, baseado em arquitetura transformer.
Além disso, a NVIDIA estreou no jogo o RTX Neural Radiance Cache (NRC), o primeiro shader neural do mundo — uma tecnologia de IA capaz de calcular iluminação indireta com alto desempenho, adicionando realismo e profundidade à experiência visual do jogo.