Divisão de jogos da Warner Bros. enfrenta trimestre desastroso com queda de quase 50% nas receitas

Divisão de jogos da Warner Bros. enfrenta trimestre desastroso com queda de quase 50% nas receitas

A Warner Bros. divulgou seu mais recente relatório financeiro e os dados não são nada animadores para sua divisão de jogos. No trimestre encerrado em 31 de março de 2025, o setor sofreu uma queda expressiva de 48% na receita, e o principal responsável por esse desempenho negativo parece ser Suicide Squad: Kill the Justice League. O título, desenvolvido pela Rocksteady, foi uma grande aposta no modelo de jogo como serviço — mas acabou sendo um fracasso retumbante que afetou significativamente os resultados da empresa.

Mesmo com Mortal Kombat 1 mantendo um desempenho sólido e Hogwarts Legacy ainda entre os mais vendidos, esses sucessos não foram suficientes para cobrir o prejuízo causado pelo lançamento do Esquadrão Suicida. No total, a divisão de jogos arrecadou US$ 2,3 bilhões — uma queda de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a receita total da Warner Bros. ficou em US$ 9 bilhões, representando uma retração de 9%.

Diante do cenário preocupante, a empresa adotou medidas drásticas: três estúdios foram encerrados — Monolith Productions (responsável por Shadow of Mordor), Player First Games e WB Games San Diego. O fechamento da Monolith também significou o cancelamento do aguardado jogo da Mulher-Maravilha, gerando frustração entre os fãs e afetando a imagem criativa da companhia.

Segundo o portal GamingBolt, a Warner Bros. anunciou uma reestruturação de sua estratégia no mercado de jogos. A nova abordagem concentra esforços em propriedades intelectuais já consolidadas, que garantem maior previsibilidade financeira. A partir de agora, os investimentos estarão focados em quatro franquias principais: Harry Potter, DC Comics (com destaque para o universo do Batman), Game of Thrones e Mortal Kombat. Cada uma dessas marcas já ultrapassou a marca de um bilhão de dólares em receita anteriormente e agora formam a base para a recuperação da divisão.

Apesar das dificuldades, a Warner Bros. Games não pretende abandonar o mercado. Rumores indicam que um novo projeto, baseado em uma de suas franquias conhecidas, já está em desenvolvimento. Ainda assim, o momento indica um afastamento temporário de modelos arriscados como jogos como serviço.

Para quem estuda ou deseja trabalhar na indústria de games, esse caso representa um excelente exemplo de como decisões estratégicas, gestão de propriedades intelectuais e avaliação de riscos são fatores determinantes para o sucesso — ou fracasso — de uma grande produção AAA.