Clair Obscur: Expedition 33 não foi prejudicado por lançamento surpresa de Oblivion Remastered

Clair Obscur: Expedition 33 não foi prejudicado por lançamento surpresa de Oblivion Remastered

Enquanto algumas editoras expressaram frustração com o lançamento inesperado de Oblivion Remastered, alegando que a chegada repentina do título ofuscou outros jogos e comprometeu cronogramas de marketing, a equipe de Clair Obscur: Expedition 33 parece não compartilhar da mesma preocupação. Segundo Matt Handrahan, gerente da editora Kepler Interactive, o sucesso de seu jogo não foi impactado negativamente — pelo contrário, ele acredita que a atenção redobrada ao gênero RPG beneficiou todos os títulos do segmento naquele período.

“A proximidade com Oblivion não nos prejudicou”

Em entrevista recente, Handrahan destacou que Clair Obscur: Expedition 33 possui uma identidade distinta, com apelo voltado ao público de JRPGs, o que o diferencia de títulos de estilo ocidental como Oblivion. Essa distinção teria ajudado a evitar qualquer sobreposição direta entre os dois lançamentos.

“Sempre soubemos que Expedition 33 tinha uma identidade muito específica. Quando eu trabalhava na imprensa, via o RPG de estilo ocidental e o RPG de estilo japonês como tendo apelos e públicos bem diferentes. Conhecia muita gente que jogaria Elder Scrolls, mas não necessariamente Final Fantasy, e vice-versa.”

O executivo também afirmou que o jogo já contava com um bom momento de exposição antes do lançamento e que elementos como o preço acessível e a inclusão no Xbox Game Pass foram determinantes para atrair o público.

“Estávamos bastante confiantes de que poderíamos manter o nosso impulso. Sabíamos que haveria muito interesse no jogo. Aos nossos olhos, correu tão bem quanto possível. Na verdade, a proximidade com Oblivion só chamou atenção para RPGs de qualidade naquela semana.”
Apoio do Xbox foi crucial para o alcance

Handrahan elogiou o apoio fornecido pela equipe Xbox, destacando a visibilidade conquistada ao apresentar Clair Obscur: Expedition 33 em eventos ao lado de títulos de peso como Gears of War e Fable. Segundo ele, esse tipo de exposição foi essencial para posicionar o jogo em um espaço intermediário entre produções independentes e grandes blockbusters.

“Não teríamos conseguido isso apenas com uma demo no Steam, por exemplo. Isso nos ajudou a conquistar esse território AA com muito mais confiança. É um espaço vago que existe entre jogos pequenos e extremamente grandes, e há muito terreno que isso abrange.”

Apesar das críticas de outras editoras, a percepção da Kepler reforça a ideia de que o lançamento simultâneo de grandes títulos do mesmo gênero pode beneficiar todos os envolvidos, desde que os jogos tenham identidades claras e propostas distintas. Para Clair Obscur: Expedition 33, o momento parece ter sido oportuno e estratégico, impulsionado por apoio da plataforma e uma proposta bem definida.