Apresentado ao mundo durante o PlayStation Showcase de maio de 2023, Phantom Blade Zero chamou atenção imediata por seu estilo sombrio e sistema de combate intenso, que muitos compararam aos jogos da FromSoftware. Apesar das semelhanças visuais e da atmosfera carregada, a desenvolvedora chinesa S-Game foi rápida em esclarecer: trata-se de uma experiência distinta, menos punitiva e com identidade própria.
Recentemente, os criadores do jogo voltaram a comentar sobre suas principais inspirações e deixaram claro que, embora o combate siga uma linha diferente dos Souls, o design de níveis busca replicar a sofisticação e densidade vistas nas obras mais antigas da FromSoftware — especialmente antes de Elden Ring.
Design de fases interconectado e filosofia arquitetônica
Em entrevista ao GamesRadar, um representante da S-Game revelou que o diretor Soulframe Liang, que tem formação em arquitetura, valoriza profundamente a construção de mundos ricos e interligados.
“Somos grandes admiradores do estilo de design denso e entrelaçado que a FromSoftware empregava antes de Elden Ring.Esse tipo de construção é algo que queremos trazer para Phantom Blade Zero, com cenários robustos e cheios de profundidade.”
-comentou.
O jogo é construído sobre três pilares principais: o design de mapa com raízes em Souls, combates rápidos inspirados em Devil May Cry e uma ambientação cinematográfica que remete à tensão de Resident Evil.
“No começo, todos acharam que estávamos fazendo um Soulslike. Mas agora mostramos que nosso sistema de combate é único — e que há muito mais aqui do que apenas batalhas intensas.”
-contou Liang.
Mais do que combates — um kung fu jogável com narrativa e exploração
Embora o gameplay tenha traços de um hack-and-slash, os desenvolvedores afirmam que há uma narrativa envolvente e um mundo com exploração significativa.
“É mais parecido com Resident Evil, mas focado em espadas. Nosso objetivo sempre foi criar algo que se pareça com um filme de kung fu jogável, com espaço para evoluir o personagem e explorar cenários ricos.”
-diz Liang.
Segundo os criadores, as influências do jogo vão além da jogabilidade — tocam também na nostalgia e na cultura pop. A equipe quer resgatar o espírito dos filmes de kung fu que marcaram a era Bruce Lee até os anos 2000, ao mesmo tempo em que presta homenagem à época de ouro dos jogos do PlayStation 1 e 2.
Lançamento ainda sem data definida
Apesar de ainda não contar com uma data oficial de lançamento, Phantom Blade Zero deve ganhar novidades até o fim deste ano. Fontes sugerem que o RPG de ação pode chegar apenas em algum momento do outono de 2026. O lançamento está confirmado para PlayStation 5 e PC, mas os desenvolvedores não descartam a possibilidade de levar o título também ao Xbox.