God of War (2018) marcou uma nova era para a Santa Monica Studio e para a franquia como um todo. A reimaginação da jornada de Kratos e a introdução de seu filho Atreus conquistaram crítica e público, elevando o jogo ao status de um dos maiores lançamentos daquele ano. Mas, nos bastidores, o caminho até esse sucesso esteve longe de ser tranquilo.
Em uma entrevista ao Game File, Shuhei Yoshida — ex-presidente dos PlayStation Studios — compartilhou que, a poucos meses do lançamento originalmente planejado, o projeto estava em ,(um estado preocupante. Após testar uma versão quase final do game, Yoshida ficou alarmado com os problemas encontrados.
Problemas técnicos e de jogabilidade alarmaram Yoshida
Segundo Yoshida, ele visitou o estúdio cerca de seis meses antes da data prevista para lançamento, em 2017. Na época, o jogo estava aproximadamente 80% concluído. Ainda assim, a experiência deixou a desejar: bugs, instabilidades na taxa de quadros e falhas na jogabilidade tornaram difícil até mesmo completar a seção demonstrada por Cory Barlog, diretor do jogo.
“O inimigo estava fora do campo de visão da câmera e me atacava sem que eu pudesse reagir. Me senti perdido. Além disso, havia sérios problemas técnicos. Nada parecia pronto”
-revelou.
Apesar de não afirmar que o jogo era ruim, ele classificou sua reação como de “horror”.
Yoshida percebeu que o time precisava de mais tempo para lapidar a experiência.
“Quando pensei no que faltava e no quanto ainda era esperado do projeto, entendi que havia um problema sério. Mas eu não tive coragem de dizer isso diretamente ao Cory. Minha expressão, no entanto, provavelmente entregou o que eu estava pensando.”
-comentou.
Adiar foi a decisão certa
Após a visita, Yoshida conversou com a então produtora executiva Shannon Studstill e reforçou a necessidade de postergar o lançamento. A decisão foi tomada: God of War seria adiado de outubro de 2017 para abril de 2018, ganhando seis meses adicionais de desenvolvimento.
Esse tempo extra foi fundamental para que a equipe pudesse resolver os principais problemas técnicos e aprimorar a experiência de jogo.
“Foi um alívio poder adiar. E, olhando para trás, foi sem dúvida a escolha certa.”
-concluiu Yoshida.
Lançado em abril de 2018 para PS4, God of War se tornou um marco na história do PlayStation. O título também chegou ao PC em janeiro de 2022, expandindo ainda mais seu legado.