David Gaider, ex-roteirista da BioWare, compartilhou suas opiniões sobre o favoritismo da Electronic Arts entre as franquias “Dragon Age” e “Mass Effect”. Em uma postagem no Bluesky, Gaider revelou que Dragon Age sempre esteve em segundo plano em relação à série Mass Effect, com a EA favorecendo a franquia de ficção científica devido ao seu apelo moderno e cheio de ação.
Gaider, que trabalhou na BioWare por quase 20 anos, explicou que Dragon Age enfrentava sérios problemas internos desde o início, com a franquia sendo tratada de maneira inferior. Segundo ele, a EA nunca soube como lidar adequadamente com Dragon Age, e sempre que o jogo superava Mass Effect, a resposta da empresa era encontrar desculpas para a série rival.
Além disso, o ex-roteirista apontou que as equipes da BioWare reagiam de maneira exagerada ao feedback e às críticas, o que afetava o desenvolvimento e a consistência dos jogos da série. Ele também afirmou que a influência da EA ajudou a moldar as diferenças entre os jogos de Dragon Age, incluindo o fracasso de “Dragon Age: The Veilguard”, lançado no ano passado.
Enquanto isso, Mass Effect: Andromeda, lançado há quase oito anos, não conseguiu replicar o sucesso dos títulos anteriores da série. Atualmente, a BioWare está trabalhando em Mass Effect 5 e enfrentando mudanças no estúdio, incluindo cortes de pessoal significativos.