A Japan Studio, responsável por jogos icônicos como Gravity Rush, Siren e The Last Guardian, foi uma das maiores perdas para os fãs da Sony. O fechamento do estúdio, ocorrido em 2021, foi um reflexo da mudança de estratégia da empresa em direção a grandes produções AAA, deixando de lado projetos menores e mais experimentais.
Em uma recente entrevista, Shuhei Yoshida, ex-presidente da SIE Worldwide Studios, comentou sobre os motivos que levaram ao encerramento do estúdio e como as decisões corporativas influenciaram esse desfecho.
Pressão por grandes produções e vendas de hardware
Yoshida revelou que, durante seu período à frente dos estúdios da Sony, havia uma forte pressão para desenvolver títulos de grande escala capazes de impulsionar a venda de consoles. Esse foco fez com que projetos de menor orçamento, como os desenvolvidos pela Japan Studio, se tornassem menos atraentes para a empresa.
"Eu estava encarregado dos first-party, então me pediram para fazer um jogo que fosse grande o suficiente para vender hardware. Quando você faz algo assim, a empresa pressiona muito você. A escala de desenvolvimento e as vendas necessárias estavam ficando cada vez maiores."
Com isso, a Japan Studio, que era reconhecida por sua criatividade e inovação, passou a não se encaixar mais na visão estratégica da PlayStation Studios, que priorizava jogos de alto orçamento e grande retorno financeiro.
O fim da Japan Studio
Apesar de suas propostas criativas e interessantes, a Sony não via os jogos AA do estúdio como atrativos dentro de sua nova política de desenvolvimento. Yoshida afirmou que, assim que deixou o cargo de presidente, a Japan Studio foi descontinuada, encerrando um legado de mais de 25 anos.
Atualmente, grande parte da equipe da Japan Studio se juntou ao estúdio independente Bokeh Game Studio, fundado por Keiichiro Toyama, criador de Siren e Gravity Rush, que agora trabalha no jogo de terror Slitterhead. O fechamento da Japan Studio é um reflexo do foco da Sony em títulos AAA, o que, por um lado, trouxe sucessos como God of War, The Last of Us e Horizon Zero Dawn, mas, por outro, reduziu a diversidade de experiências disponíveis no PlayStation.
Fonte: Insider Gaming