Durante o DirectX State of the Union na GDC 2025, a Microsoft fez uma revelação impactante ao anunciar a chegada do DirectX Raytracing 1.2 (DXR 1.2). Esta atualização representa um avanço significativo não apenas em termos de desempenho, mas também na fidelidade visual, consolidando ainda mais o compromisso da empresa com a evolução das experiências gráficas para jogadores e desenvolvedores.
Melhorias de Desempenho e Fidelidade Visual
A principal melhoria do DirectX Raytracing 1.2 está no desempenho. De acordo com os testes realizados, os jogos que utilizam Ray Tracing podem apresentar aumentos de até 2,3 vezes mais rápido no desempenho, enquanto a renderização se torna até 2 vezes mais rápida em cenários específicos. Segundo a Microsoft, essa atualização traz melhorias inovadoras de desempenho, ao mesmo tempo em que mantém uma fidelidade visual impressionante:
“Esta atualização promete melhorias de desempenho inovadoras e fidelidade visual de tirar o fôlego, marcando outro marco em nossa missão de oferecer experiências imersivas e realistas para jogadores em todos os lugares”, declarou a empresa.
Avanços no PIX e Suporte para Desenvolvedores
Além das melhorias no DirectX Raytracing, a Microsoft também anunciou grandes atualizações para o PIX, sua ferramenta de análise e otimização de desempenho. Com a nova API do PIX, os desenvolvedores poderão acessar recursos programaticamente, além de contar com visualizadores personalizados e uma experiência de usuário renovada, facilitando a personalização e depuração dos gráficos nos jogos. Essas mudanças buscam fornecer uma maior eficiência e controle sobre o desempenho gráfico durante o desenvolvimento.

Outro avanço notável foi a introdução de novos recursos no Shader Model 6.9, incluindo renderização neural e vetorial cooperativa. Estas inovações permitem a compressão de textura e superamostragem neural, tecnologias que são esperadas para elevar os visuais dos jogos a um nível de realismo sem precedentes, preparando o caminho para a próxima geração de jogos.
Adoção por Grandes Fabricantes
A Microsoft também compartilhou que a NVIDIA já está oferecendo suporte ao DXR 1.2 em suas GPUs RTX, desde a série RTX 20, e continua trabalhando com empresas como AMD, Intel e Qualcomm para garantir uma ampla adoção dessas novas tecnologias. Isso significa que o novo SDK (Software Development Kit) com todos os recursos do DXR 1.2 será disponibilizado para desenvolvedores em Preview no final de abril de 2025.
Essa atualização do DirectX Raytracing 1.2 marca um passo significativo para a indústria de gráficos de jogos, preparando o terreno para experiências de jogo mais imersivas e gráficos de próxima geração. Com o suporte de grandes fabricantes de hardware e as novas ferramentas para desenvolvedores, a Microsoft está posicionando a plataforma para liderar a inovação nas experiências gráficas e visuais no futuro próximo.
Esses avanços não só melhoram a qualidade visual, mas também ampliam as possibilidades para jogos mais realistas e imersivos, com a Microsoft se mantendo na vanguarda da tecnologia gráfica.
Fonte: Windows Central