Life is Strange vence prêmio de Impacto Social, mas equipe ausente reflete crise na Deck Nine

Life is Strange vence prêmio de Impacto Social, mas equipe ausente reflete crise na Deck Nine

O Game Developers Choice Awards, um dos prêmios mais prestigiados da indústria dos videogames, reconheceu Life is Strange: Double Exposure na categoria Impacto Social, destacando sua relevância dentro do meio. No entanto, enquanto outros vencedores subiam ao palco para receber seus troféus, nenhum representante da Deck Nine Games compareceu para aceitar a premiação.

A ausência não passou despercebida e refletiu uma realidade preocupante nos bastidores do estúdio.

Um prêmio sem celebração

As dificuldades enfrentadas pela Deck Nine Games ficaram evidentes quando ninguém da equipe estava presente para receber a honraria. O jogo, que teve vendas abaixo das expectativas, foi seguido por uma série de demissões dentro do estúdio.

Elizabeth Ballou, ex-designer narrativa do jogo, comentou sobre a situação em uma postagem no Bluesky:

“É apropriado que ninguém estivesse lá para aceitar o prêmio GDCA que Double Exposure ganhou. Porque todos nós fomos demitidos.”

Ela também revelou que nem mesmo os desenvolvedores que estavam na GDC sabiam que o jogo havia sido indicado, o que impediu qualquer organização para a premiação.

O jornalista Stephen Totilo, que acompanhou a cerimônia, destacou o contraste entre os demais vencedores, que celebravam entusiasmados com seus troféus, e a ausência de representantes para Life is Strange.

Somente mais tarde, alguns membros da equipe que compareceram ao evento por conta própria receberam o troféu de maneira discreta, sem qualquer reconhecimento público.

Crise na Deck Nine e o futuro da franquia

Lançado em outubro de 2024, Life is Strange: Double Exposure chegou ao mercado como a mais nova entrada da franquia originalmente criada pela Dontnod Entertainment. Apesar de algumas avaliações positivas, o jogo dividiu opiniões entre os fãs, que criticaram suas escolhas narrativas e problemas técnicos.

As vendas abaixo do esperado geraram prejuízo para a Square Enix, levando a uma nova onda de cortes na Deck Nine – a terceira demissão em massa no estúdio em dois anos.

O CEO Mark Lyons comentou sobre a situação, afirmando que as dificuldades enfrentadas pela empresa refletem os desafios do setor como um todo.

Apesar disso, havia planos de longo prazo para a franquia. Em novembro, o diretor do jogo, Jon Stauder, destacou que todas as decisões criativas foram tomadas com um propósito claro:

“Não importa o que alguém pense sobre certas escolhas em Double Exposure, todas foram feitas intencionalmente. Pensamos cuidadosamente sobre cada uma delas e queríamos estabelecer uma base para o futuro.”

No entanto, com a recente reestruturação e as incertezas dentro da Deck Nine, o destino da franquia Life is Strange permanece indefinido.