Recentemente, a Sony revelou um protótipo de tecnologia de Inteligência Artificial (IA) voltada para a interação em tempo real com personagens nos jogos. Para a demonstração, foi escolhida a personagem Aloy, de Horizon. Contudo, a atriz que dá vida à personagem, Ashly Burch, se manifestou sobre o assunto, esclarecendo sua posição sobre o uso dessa tecnologia.
Clarificação da Guerrilla Games
De acordo com Burch, a Guerrilla Games, estúdio responsável pela franquia Horizon, afirmou que o protótipo apresentado não reflete nenhum projeto em andamento. A atriz ressaltou que a IA usada na demonstração não foi alimentada com dados das suas atuações anteriores.
Ela comentou:
“Fui informada pela Guerrilla que a demo não representa nada que esteja sendo desenvolvido no momento. Eles não usaram nada da minha performance para a demonstração, nem minha voz nem minha expressão facial.”
Dessa forma, a Guerrilla Games reforçou que a personagem Aloy continua sendo uma criação própria do estúdio, sem o uso direto do trabalho da atriz para o protótipo da IA.
Preocupações Sobre o Futuro da Atuação nos Jogos
Apesar de ter sido tranquilizada quanto à utilização de sua performance para o protótipo, Burch expressou uma preocupação maior com o impacto que o uso da IA pode ter sobre a atuação nos jogos como forma de arte. A atriz teme que, no futuro, as empresas possam criar versões digitais de performances de atores, sem a participação direta desses profissionais.
Ela explicou:
“Minha preocupação vai além da minha própria carreira. O que me assusta é a direção que a atuação nos jogos como uma forma de arte pode tomar. Eu fico preocupada com a possibilidade de perdermos a luta contra a utilização de nossos dados, sem nossa permissão, sem a voz ou o rosto de alguém, e sem uma maneira de defender nossos direitos.”
Ela questionou o futuro das atuações digitais, onde as performances poderiam ser usadas sem o rosto, a voz ou os movimentos dos atores, deixando-os vulneráveis a abusos sem meios de se defender.
O Papel do Sindicato na Proteção dos Atores
Ashly também destacou o atual movimento do sindicato SAG-AFTRA, que está em greve contra as companhias de jogos, com a reivindicação de melhores condições para os profissionais.
Ela afirmou:
“Precisamos garantir que as empresas obtenham nosso consentimento antes de utilizar nossas atuações para criar versões digitais de nós mesmos, além de exigir uma compensação justa e transparência sobre o uso da IA.”
Essa declaração reforça a posição do sindicato sobre a proteção dos direitos dos atores.
A Inovação e Seus Desafios
Com a evolução das tecnologias de IA, o mercado de jogos se vê diante de uma nova realidade, onde a inovação pode trazer grandes benefícios, mas também levanta questões éticas e de direitos dos artistas. A implementação responsável dessas ferramentas é crucial para garantir que os profissionais envolvidos na criação de conteúdo para os jogos continuem a ser valorizados e protegidos, preservando a arte da atuação enquanto abraça o potencial das novas tecnologias.
Fonte: Instagram