A Sony está explorando o uso de inteligência artificial para criar personagens interativos no PlayStation e, como parte desses experimentos, desenvolveu uma versão controlada por IA de Aloy, protagonista de Horizon Forbidden West. A informação veio de um vídeo interno vazado e obtido pelo The Verge, levantando questões sobre o impacto dessa tecnologia na indústria dos jogos.
IA e interação mais natural
O vídeo, que foi removido do YouTube por questões de direitos autorais, mostrava Aloy respondendo a comandos dos jogadores com uma voz sintetizada gerada por IA, acompanhada de animações faciais realistas. A apresentação foi conduzida por Sharwin Raghoebardajal, diretor de desenvolvimento de software da Sony Interactive Entertainment, e revelou que o protótipo foi desenvolvido em parceria com a Guerrilla Games, estúdio responsável pela franquia Horizon.
A tecnologia combina diferentes sistemas avançados, incluindo o Whisper da OpenAI para transcrição de fala, modelos de linguagem como GPT-4 e Llama 3 para conversação e a tecnologia de síntese de voz emocional (EVS) da Sony. Além disso, as expressões faciais são animadas com a tecnologia Mockingbird da própria Sony. Embora os testes iniciais estejam sendo realizados em PC, já há esforços para adaptar partes desse sistema ao PlayStation 5 com otimização mínima.
Inovação ou ameaça para a indústria?
A possibilidade de personagens interagirem dinamicamente com os jogadores pode representar um avanço na imersão dos jogos. No entanto, a tecnologia também gera preocupações, especialmente em relação ao futuro dos dubladores, já que vozes podem ser simuladas com precisão impressionante. Além disso, em um jogo como Horizon Forbidden West, faz sentido que o jogador converse com Aloy, sendo que ele próprio assume seu papel?
Até o momento, a Sony não se manifestou oficialmente sobre a aplicação dessa tecnologia em futuros títulos. No entanto, o fato de esse experimento ter sido exibido internamente durante a Sony Technology Exchange Fair e estar em desenvolvimento há mais de um ano indica que a empresa está levando o projeto a sério.
O uso de IA para diálogos e animações pode redefinir a experiência dos jogos no PlayStation ou desencadear debates éticos e artísticos na indústria. A questão que permanece é se essa inovação moldará o futuro dos videogames ou será apenas mais uma demonstração tecnológica sem aplicação prática.