Fechamento da Monolith Productions deixa futuro do sistema Nemesis incerto

Fechamento da Monolith Productions deixa futuro do sistema Nemesis incerto

O cenário de demissões e cortes na indústria de jogos continua em 2025, com a Warner Bros. Games encerrando três estúdios, incluindo a Monolith Productions, conhecida por F.E.A.R. e os jogos da saga Terra-média. O fechamento levanta dúvidas sobre o futuro do inovador sistema Nemesis, que trouxe profundidade à interação com inimigos nos títulos da franquia.

Apesar da Monolith ter sido dissolvida, a Warner Bros. mantém os direitos da mecânica, cuja patente foi registrada em 2021. Isso significa que, caso a empresa continue renovando a licença, outros estúdios não poderão utilizar livremente o sistema até 2035.

O sistema Nemesis foi um dos diferenciais de Shadow of Mordor e Shadow of War, permitindo que inimigos criassem rivalidades e evoluíssem com base em encontros anteriores com o jogador. Essa mecânica deveria estar presente no jogo da Mulher-Maravilha, que foi cancelado. Agora, resta saber se a Warner Bros. pretende reutilizá-lo em futuros projetos.