O lançamento de Final Fantasy 7 Rebirth no PC e seu desempenho impressionante no Steam reforçam uma tendência que vem ganhando força na indústria: a diminuição das exclusividades de console, especialmente entre jogos de terceiros. Segundo o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, essa mudança reflete a necessidade das desenvolvedoras de expandirem seu alcance e maximizarem os lucros, à medida que as vendas de hardware desaceleram.
O Fim da era das exclusividades?
Schreier aponta que, com o crescimento do mercado digital e a queda nas vendas de consoles, cada vez mais estúdios optam por lançar seus jogos em múltiplas plataformas. A Steam, em particular, tem se consolidado como um dos principais destinos para desenvolvedores, oferecendo um ecossistema favorável e uma base de jogadores disposta a investir em lançamentos de alto nível.
A mudança é visível também no desempenho de hardware: enquanto plataformas como o Xbox registraram uma queda de até 50% nas vendas em algumas regiões, os jogos multiplataforma continuam apresentando bons resultados. Esse cenário reforça a ideia de que as exclusividades temporárias podem se tornar exceções, e não mais a regra.
Uma nova abordagem no mercado de jogos
Historicamente, Sony, Microsoft e Nintendo utilizaram as exclusividades como estratégia para atrair jogadores e fortalecer seus ecossistemas. No entanto, Schreier sugere que essa abordagem pode estar se tornando menos eficaz, à medida que os consumidores preferem ter a liberdade de jogar em qualquer plataforma sem precisar adquirir múltiplos consoles.
O caso de Final Fantasy 7 Rebirth no PC exemplifica essa tendência. O sucesso do jogo na Steam pode ser um indicativo de que futuros lançamentos seguirão um caminho similar, chegando a diversas plataformas logo no lançamento.
Phil Spencer e a expansão dos jogos do Xbox
Esse cenário se encaixa com declarações recentes de Phil Spencer, chefe do Xbox, que confirmou que mais títulos da Microsoft estão a caminho do PlayStation 5 e do Nintendo Switch 2. Isso reforça a ideia de que a indústria está caminhando para um modelo mais aberto, onde os jogos chegam ao maior número possível de jogadores, independentemente do console que possuam.
Se essa tendência continuar, o mercado de games pode entrar em uma nova fase, onde os jogadores terão mais liberdade de escolha, sem ficarem presos a um único ecossistema para jogar seus títulos favoritos.