Desde o lançamento do PS5 Pro, em novembro passado, ficou evidente que a tecnologia de upscaling PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) apresentava desafios em diversos jogos. Um dos títulos mais afetados foi Star Wars Jedi: Survivor. Jogadores relataram problemas no modo de desempenho, incluindo detalhes gráficos reduzidos, sombras instáveis e objetos desfocados. Essas questões levantaram dúvidas sobre como o jogo passou pelos testes de qualidade da Respawn e da EA.
Na tentativa de corrigir essas falhas, a atualização 1.000.013 foi lançada recentemente. Uma análise da Digital Foundry revelou os resultados desse patch e até que ponto ele solucionou os problemas.
Abordagem inovadora da Respawn
Enquanto outros desenvolvedores, como a Bloober Team, optaram por abandonar o PSSR em favor de tecnologias mais consolidadas, como o FSR, a Respawn manteve o uso do PSSR. Contudo, implementou uma versão atualizada do sistema da Sony na atualização mais recente.
De acordo com a Digital Foundry, as melhorias são perceptíveis logo após a instalação do patch. O modo de desempenho apresenta maior fluidez e uma qualidade de imagem superior. “Efeitos de cintilação e pulsação foram significativamente reduzidos, e áreas como o infame rio, que antes tinha aparência desastrosa, estão agora bem mais limpas. Além disso, é evidente que a Respawn otimizou essas áreas especificamente”, destacou a análise.
Persistência de problemas
Apesar das melhorias, o modo de desempenho ainda apresenta falhas. Segundo a análise, alguns problemas do PSSR permanecem. Por exemplo, há persistência de granulação em certas geometrias opacas, e um efeito de vinheta inesperado foi observado nas bordas da tela.
Já o modo de qualidade continua impressionando pela nitidez da imagem, sem os problemas de vinheta. No entanto, questões como “buracos negros” na iluminação global por ray tracing, já presentes antes do patch, tornaram-se ainda mais frequentes.
O futuro do PSSR
A análise conclui que as melhorias no modo de desempenho resultam de ajustes feitos pela Respawn e da nova versão do PSSR, mas não envolvem aumento na resolução interna do jogo. É importante lembrar que o PSSR é uma tecnologia recente, introduzida há poucos meses, e está em constante evolução.
Ainda assim, comparações com soluções mais maduras, como o DLSS da Nvidia, evidenciam diferenças. Embora o PSSR ofereça maior nitidez em movimento, ele enfrenta desafios como instabilidade e ruído, que contrastam com a versão mais antiga do DLSS baseada em CNN.
A Digital Foundry ressalta que, como produto de primeira geração, o PSSR está em fase inicial de desenvolvimento e deve apresentar melhorias significativas ao longo do tempo. A tecnologia da Sony ainda tem um longo caminho a percorrer, mas está progredindo para se tornar uma solução mais competitiva no mercado.