A Sony tomou recentemente a decisão de cancelar dois jogos de serviço que estavam em desenvolvimento nos estúdios Bluepoint Games e Bend Studio, gerando surpresa não apenas para o público, mas também para os próprios desenvolvedores. Segundo informações divulgadas por Jason Schreier, e posteriormente confirmadas pela Sony, um dos projetos cancelados incluía um título baseado no universo de God of War, o que adicionou ainda mais impacto à notícia.
O mais surpreendente é que muitos membros das equipes só souberam do cancelamento por meio da mídia, sem qualquer aviso prévio ou comunicado interno da empresa japonesa. Essa falta de transparência gerou insatisfação e incertezas dentro dos estúdios.
Jeff Grubb, jornalista conhecido por suas informações confiáveis, revelou que os desenvolvedores da Bluepoint e Bend agora terão que retornar ao estágio de concepção para propor novos projetos à Sony. No entanto, o ambiente atual de indefinição sobre a direção estratégica da empresa tem tornado difícil prever quais tipos de propostas poderão ser aprovadas.
Historicamente, a Sony considerava jogos de serviço ligados a grandes franquias, como God of War, um investimento seguro para garantir luz verde e financiamento. No entanto, o cenário parece estar mudando. Recentes fracassos de outros títulos de serviço lançados pela empresa levaram a uma revisão de prioridades, diminuindo o foco nesse modelo de jogo.
Enquanto os estúdios afetados lidam com as consequências, a decisão reflete um momento de transição na estratégia da Sony, que busca reavaliar suas apostas em títulos de serviço em favor de projetos mais alinhados com as novas demandas do mercado.