O Fim da Irrational Games: Ken Levine fala sobre o fechamento após BioShock Infinite

O Fim da Irrational Games: Ken Levine fala sobre o fechamento após BioShock Infinite

Em 2014, menos de um ano após o sucesso de BioShock Infinite, a indústria de games foi surpreendida pelo anúncio do fechamento da Irrational Games, um dos estúdios mais respeitados do setor. A decisão, tomada pela Take-Two Interactive em conjunto com o fundador Ken Levine, pegou de surpresa tanto o público quanto os próprios funcionários da empresa.

Recentemente, em entrevista à revista Edge, Levine falou sobre os motivos por trás dessa decisão inesperada. Ele descreveu o encerramento do estúdio como uma situação “complicada”, marcada por desafios pessoais e profissionais que se intensificaram durante o desenvolvimento de BioShock Infinite.

Um Processo Marcado por Estresse e Perdas Pessoais

Levine revelou que o período de produção de BioShock Infinite foi extremamente desgastante. Além da pressão para entregar um título inovador e atender às expectativas da indústria, ele enfrentou problemas pessoais, incluindo a perda de seus pais, o que afetou profundamente sua saúde mental.

“Foi um momento muito difícil. Eu me sentia sobrecarregado. Não achava que tinha mais a confiança da equipe e não estava preparado para liderar um estúdio daquele tamanho.”

-explicou Levine.

Ele sugeriu à Take-Two que mantivesse a Irrational ativa enquanto ele trabalhava em um novo projeto, mas, como o estúdio já não estava sob seu controle, a decisão final coube à editora. A Take-Two optou por fechar a Irrational, alegando razões estratégicas.

Tentando Minimizar o Impacto nas Pessoas Afetadas

Embora o fechamento tenha sido doloroso, Levine e a Take-Two trabalharam para reduzir o impacto sobre os funcionários. Foram organizadas feiras de emprego, pacotes de indenização e o estúdio permaneceu aberto por um período para facilitar a transição.

Muitos ex-funcionários da Irrational encontraram novas oportunidades no setor. Alguns foram contratados para trabalhar em BioShock 4, atualmente em desenvolvimento, enquanto outros fundaram seus próprios estúdios independentes ou se juntaram à nova equipe de Levine, a Ghost Story Games, que atualmente está desenvolvendo o jogo Judas.

O Legado da Irrational e o Futuro de Levine

Ao refletir sobre o impacto do fechamento da Irrational, Levine reconheceu que a experiência foi dolorosa, mas trouxe lições importantes. O legado do estúdio permanece fortemente associado à franquia BioShock, considerada um marco de criatividade e inovação na indústria de games.

Agora, com o desenvolvimento de Judas, Levine busca redescobrir sua paixão pela criação de jogos em um ambiente mais íntimo e colaborativo. Sua nova equipe, menor e mais ágil, visa focar em experiências narrativas profundas, mantendo o estilo que consagrou sua carreira.

Apesar das dificuldades enfrentadas, Levine demonstra que sua visão criativa continua a ser uma referência no mundo dos games. Judas promete ser uma nova página em sua trajetória, reafirmando seu compromisso com inovação narrativa e experiências imersivas.