Kadokawa, alguns funcionários ficariam “animados” com a aquisição da Sony PlayStation

Kadokawa, alguns funcionários ficariam “animados” com a aquisição da Sony PlayStation

Funcionários da Kadokawa, controladora da FromSoftware, parecem ser a favor de uma possível aquisição pela Sony PlayStation. O principal motivo é a insatisfação com a atual gestão do presidente Takeshi Natsuno, considerada ineficaz, principalmente durante a crise ligada ao recente ataque cibernético.

A aquisição poderá, de fato, levar a uma mudança de liderança e melhorar a reputação da empresa, embora o debate permaneça sobre o impacto na independência da editora japonesa. Lembrando que há algumas semanas a Kadokawa confirmou o recebimento de uma carta de intenções da empresa PlayStation para concluir uma aquisição.

Um funcionário veterano comentou:

“Muitos de nós estamos entusiasmados com a aquisição da Sony porque esperamos uma mudança imediata na liderança.”

A confiança numa gestão mais eficaz por parte da Sony é reforçada pela percepção de que a empresa poderia reestruturar a organização, colocando maior ênfase na segurança e no crescimento estratégico.

Ao mesmo tempo, especialistas como o analista económico Takahiro Suzuki alertam para os riscos de perda de independência da Kadokawa, o que poderia levar a uma gestão mais rígida e limitar o desenvolvimento de projetos que não são diretamente rentáveis. Porém, o apoio interno também é alimentado pela perspectiva de consolidação das produções de anime e videogame da Kadokawa com a infraestrutura da Sony, criando um possível gigante global na indústria.

O ex-presidente Tsuguhiko Kadokawa, membro da família fundadora, disse que ficou surpreso, mas apoiou a ideia de aquisição. A sua recente saída da empresa, na sequência de um caso de corrupção ligado aos Jogos Olímpicos de Tóquio, já contribuiu para desestabilizar a atual administração.

Apesar do entusiasmo dos funcionários e das vantagens estratégicas para a Sony, o resultado das negociações permanece incerto, com alguns especialistas a levantarem a hipótese de uma possível retirada da Sony se os custos da operação se revelarem demasiado elevados. Resta saber se este acordo pode realmente transformar Kadokawa em um ponto forte para a Sony ou se a perda de independência será um preço demasiado elevado a pagar.