Kadokawa: Essas empresas e marcas podem se tornar propriedade da Sony se adquiridas

Kadokawa: Essas empresas e marcas podem se tornar propriedade da Sony se adquiridas

Nas primeiras horas desta manhã recebemos a notícia de que a Sony Group Corporation estaria em negociações sobre uma potencial aquisição do Grupo Kadokawa. A empresa de entretenimento com sede na capital japonesa, Tóquio, tem sido representada com sucesso em diversas áreas da indústria do entretenimento há anos. O estúdio de desenvolvimento de “Elden Ring”, FromSoftware deve ser mencionado como exemplo.

Com uma aquisição bem sucedida, a Sony poderia expandir enormemente o seu próprio portfólio. Mas que empresas e marcas poderão em breve tornar-se propriedade da Sony Group Corporation?

A seguir daremos uma visão geral das IPs e estúdios mais importantes que devem ser de particular interesse para a Sony.

Kadokawa no setor de jogos

Em primeiro lugar, vamos falar da divisão de jogos do Grupo Kadokawa, que inclui diversas subsidiárias do grupo. Isto inclui, entre outros, o estúdio de desenvolvimento Acquire, fundado em 1994. A empresa tradicional provavelmente será familiar aos fãs mais antigos de videogames, principalmente por causa das séries “Tenchu”, “Shinobido” e “Way of the Samurai”. O trabalho mais recente do estúdio é o RPG da Nintendo “Mario & Luigi: Brothership”.

Outra subsidiária da Kadokawa é a equipe de desenvolvimento Spike Chunsoft, fundada em Tóquio em 1984. Ela alcançou fama internacional, em particular com a sua lendária série de jogos “Dragon Quest”. O estúdio de desenvolvimento é especializado em JRPGs e foi responsável, entre outras coisas, pelos jogos “Danganronpa” e pelos títulos “Pokémon Mystery Dungeon”. A equipe também desenvolveu jogos de luta como “One Piece: Burning Blood”.

Certamente o maior nome em jogo em relação à possível aquisição é provavelmente a FromSoftware. O estúdio de desenvolvimento existe desde 1986 e comemorou seus primeiros grandes sucessos com “King’s Field” e “Armored Core”. Nos últimos anos, criou um gênero, aclamado chamado: “Soulslike”, foi responsável por jogos como “Demon’s Souls”, “Dark Souls” e mais recentemente “Elden Ring” tornaram-se os carros-chefe da empresa, na qual o Grupo Kadokawa detém 69,66% das ações.

 

Por último, mas não menos importante, cabe mencionar a Gotcha Gotcha Games, que só foi fundada em 2020. Os jogos de maior sucesso do ainda jovem estúdio de desenvolvimento incluem “RPG Maker COM”, “Pixel Game Maker Series MEDIUM-NAUT” e “Steel Sword Story S”.

Made in Abyss, Oshi no Ko e mais: Kadokawa e Anime-Sektor

O Grupo Kadokawa também atua no setor de anime e possui várias subsidiárias aqui. Entre eles está, por exemplo, o renomado estúdio de animação Doga Kobo, que entregou um dos maiores sucesso dos últimos anos com as duas temporadas da série de anime “Oshi no Ko”. Outras obras conhecidas do estúdio incluem “Plastic Memories” e “Jellyfish Can’t Swim in the Night”.

Além disso, a Kadokawa detém 31,8% das ações da Kinema Citrus. Fundado em 2008, o estúdio de animação é mais conhecido por sua aventura de fantasia sombria “Made in Abyss”. Os trabalhos mais recentes da empresa incluem o anime de sucesso “Rising of the Shield Hero”.

 

Por fim, gostaria de mencionar os estúdios ENGI e Kadan. O primeiro é mais conhecido pelo anime de comédia “Uzaki-chan Wants to Hang Out!” Esta última foi fundada por Kadokawa para se concentrar na produção de 3DCG e efeitos visuais. O estúdio de apoio Raging Bull (“Blue Lock”) e o estúdio de anime Bellnox Films, fundado apenas em maio de 2024, também não devem passar despercebidos.

Bungo Stray Dogs, Konosuba e mais: Kadokawa no setor de mangá e light novel

No entanto, não é apenas a divisão de jogos e filmes do Grupo Kadokawa que provavelmente interessará à Sony, mas também a editora de livros do grupo, que publica, entre outras coisas, vários mangás e séries de novelas light, bem como romances. Isto inclui, entre outros, o departamento de publicação da Kadokawa Shoten. A empresa publica principalmente vários mangás e séries de novelas leves em várias revistas.

As séries mais populares, algumas das quais já receberam adaptações de anime de sucesso, incluem a aventura misteriosa “Bungo Stray Dogs”, o thriller de ação sangrento “Deadman Wonderland” e o mangá de zumbis “Highschool of the Dead”. Há também a aventura de fantasia “Konosuba”, o thriller psicológico “Mirai Nikki” e a popular aventura isekai “Re:Zero – Começando a Vida em Outro Mundo”.

O setor de anime e mangá da Kadokawa, por si só, daria à Sony acesso a dezenas de novas marcas, se adquirida, a controladora do PlayStation poderia, por sua vez, usar para fortalecer enormemente seus próprios negócios.