FromSoftware: Em breve será propriedade da Sony? Conversas de aquisição com Kadokawa

FromSoftware: Em breve será propriedade da Sony? Conversas de aquisição com Kadokawa

A Sony Group Corporation, controladora da Sony Interactive Entertainment, está negociando a compra da Kadokawa Corporation, de acordo com um relatório da Reuters. A Kadokawa é uma empresa japonesa tradicional com ampla atuação nas áreas editorial, cinematográfica e cross-media.

As discussões ocorrem num momento em que a Kadokawa e suas subsidiárias estão se tornando cada vez mais importantes globalmente. Kadokawa atualmente detém uma participação de 70 por cento na FromSoftware, o estúdio por trás de títulos como Elden Ring, Dark Souls e Sekiro.

A própria Sony já possui 14,09 por cento das ações da FromSoftware e cerca de 2 por cento das ações da Kadokawa Corporation, que seria significativamente expandida através de uma aquisição.

A capitalização de mercado da Kadokawa era de cerca de 2,7 mil bilhões de dólares antes do relatório da Reuters, que se baseia em “duas fontes familiarizadas com o assunto”, mas desde então subiu 22 por cento.

O impacto potencial de tal acordo pode ser de longo alcance, especialmente em termos da integração da FromSoftware no ecossistema PlayStation da Sony. Isto poderá levar à exclusividade para futuros títulos nos consoles PlayStation, embora a tendência da indústria tenda a apontar numa direção diferente.

A Kadokawa Corporation foi fundada como editora em 1945 e se expandiu para a indústria de videogames na década de 1990. Além da FromSoftware, as subsidiárias também incluem ACQUIRE, Gotcha Gotcha Games e Spike Chunsoft. A Kadokawa também opera plataformas importantes para a indústria de jogos com marcas de mídia como Famitsu e Dengeki.

FromSoftware, fundada em 1986, tornou-se um dos principais desenvolvedores de videogames nas últimas décadas. A desenvolvedora é famosa por criar o gênero “Soulslike” . Os títulos da série Dark Souls e Elden Ring em particular alcançaram grande sucesso em todo o mundo e tornaram o estúdio uma presença permanente na indústria de jogos.

Bloodborne, lançado pela Sony, também faz parte do portfólio. Muitos jogadores desejam um remake ou uma sequência há anos.

As negociações entre Sony e Kadokawa ainda não foram confirmadas. Se uma aquisição ocorresse, seria um passo significativo e, após a aquisição de editoras como Zenimax/Bethesda e Activision Blizzard pela Microsoft, seria a próxima grande aquisição na indústria dos games.