Não só Concord foi retirado do mercado em um ritmo recorde. A Firewalk, estúdio responsável pelo jogo, também está fechando as portas. A notícia foi inicialmente dada por Jason Schreier, da Blomberg. Uma declaração da Sony Interactive Entertainment foi oficialmente liberada sobre o fechamento do estúdio.
Após uma revisão do portfólio de jogos e uma consideração cuidadosa dos objetivos de longo prazo, a empresa decidiu encerrar a Firewalk. A decisão faz parte de um realinhamento com o qual a SIE quer fortalecer o negócio de estúdios, concentrando-se especificamente em projetos de sucesso e títulos lucrativos de longo prazo.
O fechamento do Firewalk segue o encerramento do Concord, que foi colocado offline logo após o lançamento. Em comunicado oficial, a SIE explicou que embora alguns aspectos do jogo fossem “excepcionais”, o jogo “não atraiu jogadores suficientes”. De acordo com relatos não confirmados, o jogo para PS5 e PC vendeu apenas 25.000 cópias.
Adaptando a estratégia para o crescimento a longo prazo
Como parte do realinhamento, a Sony quer focar em projetos que estejam alinhados com a filosofia e tradições dos PlayStation Studios. Um passo importante aqui é focar em jogos que tenham potencial para atingir uma ampla base de jogadores.
Concord não parece mais estar nos planos, nem mesmo como uma versão free-to-play.
O texto continua:
“Depois de muita consideração, chegamos à conclusão de que o melhor curso de ação é descontinuar permanentemente o jogo e fechar o estúdio”.
“O gênero PvP FPS é um espaço competitivo em constante evolução e, infelizmente, não conseguimos atingir nossos objetivos com este título.”
– Disse a SIE.
A Sony gostaria de colocar os funcionários afetados da Firewalk na rede global da Sony Interactive Entertainment, sempre que possível. Tem sido o lar de muitas pessoas talentosas e serão feitos esforços para encontrar empregos na comunidade global de estúdios para algumas das pessoas afetadas.
Apesar destas reestruturações, a Sony continua confiante no Studio Business Group e enfatiza a importância da experimentação criativa e de novos desenvolvimentos de IP. Continuará a construir uma “organização robusta e capaz, impulsionada pela criação de experiências de entretenimento inesquecíveis para os nossos jogadores”.