Sony implementa testes mais rigorosos e frequentes após fracasso de Concord

Sony implementa testes mais rigorosos e frequentes após fracasso de Concord

Hermen Hulst, CEO Studio Business da Sony Interactive Entertainment, em entrevista ao Financial Times


Sony investiu muito em sua rede de estúdios próprios na última década, como seu acordo de US$ 3,6 bilhões para adquirir a Bungie, fabricante de Halo, em 2022, ao mesmo tempo em que fornecia aos estúdios centenas de milhões de dólares por ano para desenvolver títulos de grande sucesso, como God of War e Spider-Man.

O esforço foi ampliado pelo colapso do Concord , desenvolvido pela Firewalk Studios, que a Sony adquiriu em 2023. Título foi uma estratégia da Sony para alcançar o mercado de “jogos de serviço ao vivo”, um nicho lucrativo liderado por rivais como Fortnite, da Epic Games, e Apex Legends, da Electronic Arts, no qual os usuários pagam para ter acesso a atualizações e recursos contínuos.

Quando Concord foi lançado em setembro do ano passado, o mercado já estava saturado por ofertas semelhantes e mais baratas. O jogo foi encerrado após apenas duas semanas, devido a vendas e avaliações fracas. A Firewalk Studios foi fechada logo depois. Analistas sugerem que Concord custou mais de US$ 250 milhões para ser produzido.

Esse fim custoso parece ter levado a uma mudança de estratégia. Em entrevista ao Financial Times, Hermen Hulst, CEO Studio Business da SIE, disse que a empresa nipônica “implementou testes muito rigorosos”.

Veja a seguir:

"Não quero que as equipes sempre joguem pelo seguro, mas gostaria que, quando falharmos, falhássemos cedo e de forma barata.

O número [de lançamentos de serviços ao vivo] não é tão importante. O que importa para mim é ter um conjunto diversificado de experiências para os jogadores e um conjunto de comunidades

Desde então, implementamos testes muito mais rigorosos e frequentes, de diversas maneiras. A vantagem de cada falha... é que as pessoas agora entendem a necessidade dessa [supervisão]."

Os chefes do estúdio disseram que essa supervisão incluiu mais foco em testes em grupo, incentivo para aprender com o que os outros na família Sony estão fazendo e relacionamentos mais próximos entre os principais executivos que registram centenas de horas de jogo antes do lançamento dos títulos.

Marathon é atualmente o próximo lançamento live-service da Sony Interactive Entertainment desenvolvido pela Bungie.

Fonte: Financial Times