O lendário desenvolvedor japonês Hideki Kamiya revelou que a origem de Bayonetta está profundamente ligada ao impacto de Devil May Cry 3. Em um vídeo recente, Kamiya comentou como o clássico da Capcom reacendeu sua ambição criativa e despertou um senso de rivalidade que acabou moldando sua obra mais icônica.
O empurrão que veio da concorrência
Kamiya começou sua carreira na Capcom em 1994 e foi o responsável pelo primeiro Devil May Cry. Mais tarde, fundou a PlatinumGames, onde deu vida a Bayonetta. Mas segundo ele, foi o trabalho de Hideaki Itsuno em Devil May Cry 3 e Devil May Cry 4 que acendeu a faísca necessária para criar a bruxa mais estilosa dos videogames.
“Quando vi Devil May Cry 3, pensei: ‘Isso é incrível! Não posso perder para isso! Despertou meu espírito competitivo.”
-revelou Kamiya
Reconhecimento entre rivais
Mesmo sem terem trabalhado diretamente juntos, Kamiya expressou gratidão a Itsuno, que assumiu a direção da franquia DMC após o polêmico Devil May Cry 2. Segundo ele, Itsuno o procurou durante o início do desenvolvimento de DMC3, buscando conselhos após o fracasso do segundo jogo. A troca de ideias acabou impactando profundamente Kamiya.
“Se Devil May Cry 3 e 4 não existissem, Bayonetta também não existiria. Ou, se existisse, não teria a mesma forma.”
-afirmou.
Bayonetta nasceu para superar DMC
Kamiya também relembra que sua equipe teve acesso antecipado a Devil May Cry 4 e ficou impressionada. O jogo serviu como combustível para o time da Platinum:
“Pensamos: não podemos deixar isso nos pegar desprevenidos.”
O resultado foi um dos títulos de ação mais aclamados da história dos videogames — e, ao que tudo indica, também um recado claro à Capcom de que Kamiya ainda tinha muito a dizer no gênero que ajudou a criar.
Fonte: GamesRadar, TheGamer