The Outer Worlds 2 trará sistema de builds mais profundo e elimina opção de resetar habilidades

The Outer Worlds 2 trará sistema de builds mais profundo e elimina opção de resetar habilidades

A Obsidian Entertainment já está totalmente focada em seu próximo grande projeto: The Outer Worlds 2, a aguardada sequência do RPG de ficção científica em primeira pessoa. Em uma nova apresentação exclusiva em parceria com o portal IGN, o estúdio revelou detalhes importantes sobre as possibilidades de personalização e evolução de personagens no jogo, reforçando seu compromisso com uma experiência de RPG mais complexa e impactante.

Especialização profunda e escolhas com peso

Uma das principais mudanças em relação ao primeiro título é o foco maior na especialização. Enquanto no jogo original era comum terminar com um personagem versátil e eficiente em todas as áreas, The Outer Worlds 2 incentiva o jogador a fazer escolhas significativas e a seguir caminhos únicos.

"Queríamos nos concentrar em tornar cada nível e investimento individual realmente importantes", afirmou o diretor. Frequentemente víamos personagens bons em tudo, o que, ao final do jogo, minimizava sua experiência pessoal com o personagem.”

Com essa filosofia, os jogadores poderão explorar uma variedade de builds – além das tradicionais voltadas para furtividade, combate ou diálogo, haverá espaço para combinações híbridas e criativas, aproveitando as interações entre diferentes sistemas.

Mais de 90 Perks e novos estilos de combate

O sistema de Perks foi expandido e contará com mais de 90 opções, incluindo habilidades como atirar enquanto corre ou desliza. A equipe de desenvolvimento analisou os diferentes estilos de jogo e construiu perks para modificar diretamente as ações que o jogador pode realizar, proporcionando ainda mais liberdade tática.

No combate, será possível investir em diferentes tipos de dano como plasma, fogo e choque, o que permite criar estratégias únicas contra diferentes tipos de inimigos. Por exemplo, jogadores podem usar choque contra inimigos mecânicos ou fogo para causar dano contínuo, enquanto se curam simultaneamente.

Sem “respec”: suas escolhas são definitivas

Uma das decisões mais ousadas do novo jogo é a remoção da opção de resetar Skills e Perks. Segundo o estúdio, a ideia é reforçar a identidade da sua construção e evitar experiências genéricas ou padronizadas.

“Ao remover o 'respec', incentivamos que essa seja a sua experiência. É uma parte da sua história que ninguém mais teve, e isso é realmente especial nos RPGs”, explicou o diretor.

O sistema de Traços Negativos também estará de volta com melhorias. Ao aceitar uma desvantagem — como o traço Burro, que impede alocar pontos em certas Skills — o jogador é recompensado com bônus especiais. Um exemplo mencionado foi a habilidade de derrubar inimigos ao correr na direção deles, algo que pode alterar totalmente a abordagem do jogador nas batalhas.

Total liberdade: qualquer NPC pode ser morto

Reforçando a liberdade que define a franquia, o jogo permitirá que qualquer NPC seja morto — e o mundo do jogo responderá a isso. Ainda assim, será possível completar o jogo, mesmo após decisões extremas.

“Na verdade, é uma maneira muito divertida de jogar uma segunda ou terceira vez só para ver até onde você consegue ir”, comentou o diretor.

The Outer Worlds 2 está em desenvolvimento com lançamento previsto para 2025, com versões confirmadas para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S|X. O jogo também estará disponível no primeiro dia no Xbox Game Pass, reforçando a parceria da Obsidian com a Microsoft.

A sequência promete evoluir significativamente os elementos de RPG do título original, entregando uma experiência rica, com escolhas permanentes e liberdade narrativa em um universo excêntrico e vibrante.

Fonte: IGN